Quem tem Hemorroidas pode Fazer Academia

As hemorroidas são veias dilatadas no anus e no reto, causadas por excesso de pressão. Quem tem hemorroidas pode fazer academia, mas deve evitar a musculação e certos exercícios.

 
quem tem hemorroidas pode fazer academia

Quem tem hemorroida pode fazer musculação?

Hemorroidas são veias dilatadas localizadas ao redor do ânus ou dentro do reto , que é a última seção do intestino grosso, as hemorroidas são causadas por excesso de pressão nas veias na área retal ou anal, assim muitas pessoas se perguntam se quem tem hemorroidas pode fazer academia ou musculação. Já que alguns exercícios podem forçar a área retal.

O que causa hemorroidas?

Além da pressão, ficar sentar no vaso sanitário por períodos prolongados e forçar para evacuar, são principalmente as causas da hemorroida. Outras causas comuns são a pressão exercida pelo feto durante a gravidez nas veias retais e o enfraquecimento dos músculos e tecido conjuntivo nos idosos.

Principais sintomas

Os sintomas da hemorroida são principalmente, sangramento durante a evacuação, e pode ser observado sangue vermelho vivo no papel higiênico, além de dor, coceira ou inchaço.

Quem tem hemorroida pode ir na academia?

Enquanto alguns exercícios causam esforço e podem piorar as hemorroidas, o exercício físico regular moderado é recomendado para ajudar a curar e prevenir as hemorroidas.

No entanto, certos tipos de exercício podem piorar as hemorroidas. Ter hemorroidas não impede de uma pessoa ir a academia, mas desde que tome o cuidado de evitar certos tipos de exercícios. Exercícios de baixo impacto, como caminhar ou nadar, normalmente não agravam as hemorroidas.

O principal objetivo do exercício físico na prevenção e tratamento da hemorroidas é melhorar a função intestinal , que, por sua vez, podem evitar a prisão de ventre e fazer esforço para evacuar. Além disso, o exercício físico pode fortalecer os músculos e melhorar o fluxo sanguíneo, ajudando a fornecer nutrientes e oxigênio para a área afetada – o que pode reduzir a inflamação e ajuda na cura.

Quem tem hemorroida pode fazer caminhada?

A maioria dos tipos de exercícios cardiovasculares, incluindo caminhada, esteira ou natação, quem tem hemorroida pode fazer e não deve piorar as hemorroidas. Yoga ou exercícios semelhantes podem tonificar os músculos e fortalecer o tecido abdominal e retal. Exercícios que tonificam e fortalecem os músculos do esfíncter também podem ajudar – como apertar e relaxar os músculos das nádegas enquanto você está em pé ou sentado.

Se você atualmente sofre de hemorroidas, evite atividades físicas que causem mais dor ou desconforto. Por exemplo, cavalgadas, ciclismo ou remo podem piorar a hemorroida, pois coloca mais pressão nas áreas sensíveis.

Uma pessoa com hemorroidas pode fazer musculação?

Levantar pesos podem piorar as hemorroidas, aumentando a pressão nas áreas abdominal ou retal.

Da mesma forma, a técnica de prender a respiração enquanto levanta ou empurra os pesos, prática comum na musculação e levantamento de peso, também podem piorar as hemorroidas. No entanto, se você sofre de hemorroidas e já pratica musculação ou levantamento de peso, então pode mudar seu treino para minimizar os riscos. Além disso, converse com seu médico e seu professor de educação física, sobre quais exercícios não atacam as hemorroidas.

Quem tem hemorroida pode fazer agachamento?

Exercícios que usam muito os músculos das costas e do abdômen, como abdominais e agachamentos, aumentam a pressão abdominal interna, o que pode piorar as hemorroidas.

Exercícios para quem tem hemorroidas

Existem exercícios seguros para quem tem hemorroidas. Segundo a Harvard Health Publishing , o exercício aeróbico moderado ajuda a estimular os intestinos. Além disso o exercício aeróbico aumenta a frequência cardíaca e a circulação sanguínea.

Ao aumentar a circulação sanguínea no reto, você evita que as hemorroidas desenvolvam coágulos sanguíneos que são dolorosos e ajuda na cura. Assim ficar em pé ou sentado por muito tempo, pressiona as veias do reto e podem piorar as hemorroidas. Dessa forma, faça caminhadas diárias de 20 minutos por dia.

O exercício aeróbico também libera substâncias químicas no cérebro que ajudam a reduzir a dor e o estresse, que as hemorroidas causam.

Fortalecimento do assoalho pélvico

Os exercícios de Kegel são altamente benéficos no tratamento das hemorroidas, de acordo com o site All About Hemorrhoids . Para fazer o exercício de Kegel, contraia o músculo anal e mantenha a contração por três segundos. Repita cinco vezes para concluir um conjunto e tente executar três ou quatro conjuntos por dia.

Os exercícios de Kegel exercitam os músculos do assoalho pélvico e ajudam a fortalecer os músculos anais. Assim com músculos anais mais fortes, você evita que as hemorroidas internas se transformem em hemorroidas externas, além disso aumenta a circulação sanguínea no ânus, ajudando não só a evitar, mas também no tratamento das hemorroidas.

Yoga e alongamento

Os exercícios de ioga e alongamento são bons para tratar e ajudar a prevenir as hemorroidas, de acordo com o Asana International Yoga Journal . Assim, faça alongamentos do abdômen e pernas para ajudar no tratamento das hemorroidas.

Fique em pé, depois disso levante uma das pernas em um ângulo de 90 graus, à sua frente. Repita esses exercícios por três a 10 minutos, sempre que for possível, para aumentar o fluxo sanguíneo das hemorroidas, ajudando assim na recuperação e alívio dos sintomas.

Agora, um exercício fácil de se fazer para tratar as hemorroidas externas, é ficar de pé, na posição vertical, depois disso fique na ponta dos pés e tente alcançar o teto. Depois disso, dobre o corpo para a frente e coloque as pontas dos dedos no chão, se possível. Este exercício fortalecerá seu músculo anal e ajudará a prevenir as hemorroidas externas.

Exercícios para tonificar os músculos abdominais e retais

Fortalecer os músculos abdominais e retais ajudam no tratamento da hemorroidas irritadas. Em primeiro lugar, fique na posição de flexão, depois disso contraia os músculos abdominais e segure por 30 segundos. Você também pode pressionar as nádegas, contraindo os músculos das nádegas e mantendo a contração por alguns segundos. Faça várias repetições por dia.

Como Curar Hemorroida Naturalmente
Como Curar Hemorroida Naturalmente

Conclusão:

A melhor forma de tratar as hemorroidas, é comendo mais alimentos ricos em fibras, beber mais líquidos e a pratica de atividades físicas diárias para evitar a prisão de ventre ou constipação. Pomadas e remédios analgésicos podem ser indicados para aliviar os sintomas e a dor. 

Quem tem hemorroida pode fazer academia, e exercícios aeróbicos, como caminhada, esteira e natação, mas a musculação e determinados exercícios devem ser evitados.

Se as dicas acima não forem suficientes para amolecer as fezes moles e evitar a constipação, você pode tomar amaciadores de fezes, como metamulcil por exemplo. 

Às vezes, as hemorroidas precisam de cirurgia para interromper o suprimento sanguíneo; portanto, veja com seu médico se você continuar com dor ou sangramento. Além disso, o sangue nas fezes pode ser um sinal de algo mais sério, incluindo câncer, por isso não ignore esse sintoma. Se você tiver fezes com sangue escuro ou marrom, então consulte um médico imediatamente.

 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário