Quais São os Sintomas de Hemorroidas Internas?

Saber quais são os sintomas de hemorroidas internas ajuda a dar incio ao tratamento e evitar complicações.

 
Quais São os Sintomas de Hemorroidas Internas

Sintomas de hemorroidas internas

Hemorroidas internas ocorrem quando os vasos sanguíneos no interior do reto ficam inchados e dilatados e quando isso acontece, os sintomas de hemorroidas internas aparecem.  Esse artigo mostra quais são os sintomas de hemorroidas internas, as formas de tratamento e cirurgia. Leia mais

Embora as hemorroidas internas estejam localizadas na parte mais baixa do reto, elas estão muito dentro do reto, e na maioria das vezes você não as percebe. Na verdade, todas as pessoas tem hemorroidas internas, mas só percebem quando elas causam problemas! 

Como as hemorroidas internas estão localizadas em uma área sem terminações nervosas, elas não causam dor. Se você sentir dor, pode ser de um problema diferente, como hemorroidas externas ou fissuras anais.

Muitas pessoas tem alivio temporário dos sintomas, fazendo banhos de assento ou usando pomadas , comprimidos ou supositórios vendido nas farmácias, mas é improvável que esses remédios curem as hemorroidas, pois não resolvem a causa.

Já que o sangramento anal é um sintoma comum das hemorroidas internas e do câncer de cólon, é sempre recomendável consultar um médico para ter um diagnóstico preciso. Se você tiver esses sintomas o seu médico pode recomendar uma cirurgia, como a ligadura elástica ou hemorroidectomia .

O que é hemorroida interna?

Quais São os Sintomas de Hemorroidas Internas?

As hemorroidas internas estão localizadas dentro do canal anal, portanto, a menos que ela sair para fora do anus, você não verá nada.

Os sintomas são normalmente a melhor indicação que você tem hemorroidas internas. Se você está sentindo pequeno caroço ao redor do ânus ou se percebe uma pequena quantidade de sangue no papel higiênico, então esses sintomas podem indicar que você pode ter hemorroida interna.

Você só pode ver uma hemorroida interna se o problema se tornar avançado o suficiente para que ela saia para fora do anus. Isso normalmente acontece durante a evacuação e, em muitos casos, a hemorroida volta sozinha. Em outros casos, pode ser necessário colocar a hemorroida pra dentro manualmente.

A única maneira de saber realmente se você tem hemorroidas internas é consultar um médico. Ele pode solicitar exames para ter certeza que não é outro problema.

O que causa hemorroida interna

Quais São os Sintomas de Hemorroidas Internas?
Prisão de ventre causa hemorroida interna

As hemorroidas internas são causadas por um aumento da pressão nas veias do reto, essa pressão é principalmente é causada por se fazer muito esforço par evacuar. As causas comuns das hemorroidas internas são:

  • Prisão de ventre e diarreia: Isso causa estresse na área retal, pressionando demais as veias e vasos sanguíneos, que se dilatam e deformam. 
  • Dieta rica em gordura: Alimentos gordurosos afetam os movimentos intestinais, causando prisão de ventre ou diarreia. 
  • Alimentação pobre em fibras: Alimentos ricos em fibras melhoram o funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre e diarreia assim pessoas que tem alimentação pobre em fibras tem maior chance de ter hemorroidas. 
  • Gravidez e parto: muitas mulheres desenvolvem hemorroidas durante a gravidez ou durante o parto devido ao aumento da pressão do peso do bebe e à tensão durante o parto sob as veias e vasos da área anal.
  • Obesidade:  as pessoas obesas tem risco maior de desenvolver hemorroidas internas e externas, não apenas por causa do aumento da pressão ao redor do reto, mas também porque a obesidade é está ligada a uma dieta pobre em fibras e um estilo de vida sedentário.
  • Ficar muito tempo no sanitário: pessoas que ficam muito tempo sentadas no sanitário, lendo ou mexendo no celular, tem maior chance de ter prisão de ventre e hemorroidas internas.

Quais os sintomas de hemorroidas internas

Quais São os Sintomas de Hemorroidas Internas?
Sangue no Papel Higiênico Apos Defecar

Os sintomas de hemorroidas internas variam de acordo com a gravidade. Pequenas hemorroidas internas podem causar apenas algum sangramento leve, no entanto, quando o tecido da hemorroida se prolapsa ou sai para fora do ânus, você pode começar sentir coceira, inchaço e até secreção (tudo causado por esse tecido).

O sintoma mais comum das hemorroidas internas é o sangramento anal.

Hemorroida interna dói?

As hemorroidas internas podem piorar com o tempo, mas como existem muito poucos nervos sensíveis à dor na área retal inferior, é improvável que você sinta alguma dor.

De fato, os sintomas mais comuns das hemorroidas internas são sangramentos. A dor associada as hemorroidas internas é de fato normalmente causada por uma fissura anal ou por hemorroidas externas. Já que uma pessoa pode ter os dois tipos de hemorroidas, pode pensar que a dor que sente é causada pela hemorroida interna.

Quando a hemorroida interna sai para fora do anus

Quando as hemorroidas internas pioram, elas geralmente saem para fora do ânus, isso é conhecido como hemorroida prolapsada.

Uma hemorroida interna que atingiu esse estágio pode causar alguns sintomas semelhantes a de hemorroidas externas, como coceira e inchaço.

Como as hemorroidas prolapsadas e as hemorroidas externas podem causar sintomas semelhantes, às vezes é difícil saber qual é qual sem o diagnóstico de um médico.

Tratamento para hemorroidas internas

Há várias opções de tratamento interno para hemorroidas disponíveis. Os tratamentos comuns se enquadram em algumas categorias:

Remédios caseiros para hemorroidas

Os tratamentos caseiros para hemorroidas interna são fáceis de se fazer e tem boa resposta. Você pode tentar alguns dessas dicas:

Infelizmente, muitas vezes, as pessoas que sofrem de hemorroidas internas gastam tempo e dinheiro tentando curar as hemorroidas com remédios caseiros ou de farmácia, mas só tem um alívio temporário de alguns sintomas.

Os remédios caseiros podem controlar os sintomas por algumas horas, mas a melhor forma de curar as hemorroidas é sem dúvida, tratando a causa.  Você deve resolver as causas primeiro para se livrar das hemorroidas para sempre.

Agora, se você tiver hemorroidas recorrentes ou cronicas, consulte um médico para saber quais os procedimentos para o tratamento das hemorroidas internas.

Procedimentos para hemorroidas internas

Se os remédios caseiros, como os descritos acima, não derem resultado em 2 semanas é melhor você procurar um médico para tratar das hemorroidas . Você pode ter sido informado de que suas únicas opções de tratamento de hemorroidas internas são métodos cirúrgicos complicados que exigem uma recuperação dolorosa e  internação. Mas existem procedimentos que são feitos no consultório médico, com anestesia local ou tópica.

Atualmente, existem vários procedimentos não invasivos para tratar as hemorroidas que não causam complicações e não exigem internação. Por isso é importante conversar com um médico para saber mais sobre suas opções de tratamento. Algumas dessas opções são:

  • Ligadura elástica
  • Coagulação por infravermelho (também conhecida tratamento a laser)
  • Escleroterapia

Todos esses métodos são minimamente invasivos, como a coagulação por infravermelho por exemplo, mas só funcionam para as hemorroidas menores, por isso é importante procurar um médico logo que sentir os primeiros sintomas.

Conclusão:

Saber quais são os sintomas de hemorroidas internas é fundamental para iniciar o tratamento e evitar futuras complicações, como uma hemorroida prolapsada ou inflamada. 

A melhor forma de tratar e curar a hemorroida interna e resolver a causa e evitar que ela complique a ponto de ser necessário se fazer um procedimento cirúrgico.

Esse artigo é meramente informativo, dessa forma não deseja substituir a consulta médica. Os remédios caseiros mostrados aqui não tem comprovação científica de sua eficácia. 

LEIA TAMBÉM:

Descubra como se curar da hemorroida com técnicas 100% naturais!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.