O que são Hemorroidas?

As hemorroidas são veias inchadas e dilatadas dentro do reto ou fora do anus. As hemorroidas são internas ou externas, saber o que são hemorroidas ajuda a entender o tratamento.

 
o que são hemorróidas

O que são hemorroidas?

Hemorroidas são veias inchadas localizadas ao redor do ânus ou no reto inferior . Cerca de 50% dos adultos sentem os sintomas das hemorroidas aos 50 anos.

Hemorroidas podem ser internas ou externas. Hemorroidas internas se desenvolvem dentro do ânus ou reto. Hemorroidas externas se desenvolvem fora do ânus. 

As hemorroidas externas são as mais comuns e mais problemáticas. Hemorroidas causam dor, prurido ou coceira intensa e dificuldade para sentar. Felizmente, a hemorroida tem cura.

Quais são os sintomas das hemorroidas?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os sintomas de hemorroidas incluem:

  • Coceira extrema ao redor do ânus
  • Irritação e dor ao redor do ânus
  • Caroço ou inchaço pruriginoso ou doloroso perto do ânus
  • Vazamento fecal
  • Movimentos intestinais dolorosos
  • Sangue no tecido após ter evacuado

Embora as hemorroidas sejam dolorosas, elas não apresentam risco de vida e muitas vezes se curam ou desaparecem sozinhas sem tratamento. Mas, se você tem hemorroidas com frequência, pode desenvolver anemia , como fraqueza e pele pálida devido à perda de sangue, embora isso seja raro.

O que causa hemorroidas?

Especialistas não sabem ao certo o que causa o desenvolvimento das hemorroidas. Mas as  causas possíveis incluem:

  • Esforço para evacuar
  • Constipação ou prisão de ventre crônica
  • Ficar sentado por um longo período de tempo, especialmente no banheiro
  • Histórico familiar de hemorroidas

Fatores de risco

Hemorroidas podem ser transmitidas geneticamente de pai para filho, portanto, se seus pais tiveram hemorroidas, é mais provável que você as pegue.

Levantar pesos constantemente, obesidade ou fazer força para evacuar podem aumentar o risco de ter hemorroidas.

Ficar muito tempo em pé, sem fazer uma pausa para sentar pode causar o desenvolvimento de hemorroidas.

A relação sexual anal constante e a diarreia também podem aumentar o risco de hemorroidas.

Você também tem maior probabilidade de desenvolver hemorroidas se estiver grávida. Quando o útero aumenta, ele pressiona a veia do cólon , causando inchaço das veias.

Como são diagnosticadas as hemorroidas?

Um exame visual do seu ânus pode ser suficiente para diagnosticar hemorroidas. Para confirmar o diagnóstico, seu médico pode fazer um exame diferente para verificar se há alguma anormalidade no ânus. Essa verificação é conhecida como exame retal digital . Durante esse exame, seu médico insere um dedo enluvado e lubrificado em seu reto. Se sentirem algo anormal, eles podem solicitar um teste adicional chamado sigmoidoscopia .

Uma sigmoidoscopia é um exame que o seu médico usa uma pequena câmera para diagnosticar uma hemorroida interna. Essa pequena câmera de fibra óptica, chamada sigmoidoscópio, cabe em um pequeno tubo e depois se insere no seu reto. A partir desse teste, seu médico obtém uma visão clara do interior do seu reto para que ele possa examinar a hemorroida de perto.

Quais são as opções de tratamento para hemorroidas?

O tratamento para hemorroidas pode ser feito em casa ou no consultório médico.

Alívio da dor

Para minimizar a dor, faça um banho de assento em água quente por pelo menos 10 minutos todos os dias. Você também pode sentar em uma bolsa ou garrafa de água quente para aliviar a dor das hemorroidas externas . Mas se a dor for insuportável, use um supositório ou pomada ou creme,  vendidos sem receita médica para aliviar a queimação e coceira

Suplementos de fibra

Se você estiver constipado, também poderá usar um suplemento de fibra, vendido sem receita para ajudar a suavizar as fezes. Dois suplementos comuns desse tipo são psyllium e metamulcil.

Remédios caseiros

Tratamentos caseiros e naturais vão aliviar o desconforto causado pelas hemorroidas. Você pode saber mais sobre o tratamento caseiro para hemorroidas aqui.

Além disso, pratique uma boa higiene limpando o ânus com água morna durante o banho ou sempre depois de evacuar. Mas não use sabão, pois o sabão pode agravar as hemorroidas. Evite também usar papel higiênico seco ou áspero para se limpar após evacuar.

Fazer uma compressa fria no ânus pode ajudar a reduzir o inchaço da hemorroida. Analgésicos, como acetaminofen, ibuprofeno ou aspirina, também podem aliviar a dor ou o desconforto.

Tratamentos médicos

Se os tratamentos caseiros não estiverem ajudando com as hemorroidas, o seu médico pode recomendar uma cirurgia de ligadura com elástico. Neste procedimento e o médico corta a circulação de sangue da hemorroida, colocando um elástico em volta dela. Isso causa perda de circulação de sangue na hemorroida, forçando-a a encolher. Este procedimento deve ser realizado apenas por um médico. Não tente isso em casa.

Se a ligação de elástico não for uma opção no seu caso, seu médico poderá realizar terapia de injeção ou escleroterapia . Neste procedimento, seu médico injeta um produto químico diretamente no vaso sanguíneo. Isso faz com que a hemorroida diminua de tamanho.

Prevenção

Para evitar ou prevenir o agravamento das hemorroidas, evite fazer força na evacuação. Além disso, tente aumentar sua ingestão de água . Beber água impede o endurecimento das fezes.

Vá ao banheiro assim que sentir vontade, isso evita o desenvolvimento de hemorroidas. Faça exercícios físicos diariamente para evitar  a constipação e não fique sentado por longos períodos, principalmente em superfícies duras como concreto ou ladrilho.

Consumir alimentos ricos em fibras alimentares pode reduzir o risco de desenvolver as hemorroidas no futuro.

Alimentos ricos em fibra são por exemplo:

  • Legumes
  • Alimentos integrais
  • Brócolis
  • Batata doce
  • Abóbora
  • Pera
  • Maçã …


A fibra alimentar ajuda a criar massa no intestino, o que amolece as fezes, facilitando a passagem. Veja aqui a lista completa de alimentos ricos em fibras.

Quais são as complicações que as hemorroidas causam?

As complicações das hemorroidas são raras, mas podem incluir:

  • Coágulos sanguíneos na veia inchada
  • Sangramento
  • Anemia por deficiência de ferro causada por perda de sangue
Como Curar Hemorroida Naturalmente
Como Curar Hemorroida Naturalmente

Conclusão:

Com o tratamento adequado, você provavelmente terá uma melhoria dos sintomas das hemorroidas e até a cura  total. Seguir as instruções acima e manter uma alimentação rica em fibras, praticar exercícios físicos diários e evitar ficar sentado por muito tempo, reduz os sintomas e ajuda no tratamento.

Fontes:

 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário