Pular para o conteúdo
Início » O que Causa Sangue nas Fezes na Gravidez?

O que Causa Sangue nas Fezes na Gravidez?

fezes com sangue na gravidez

Compartilhe nas redes sociais!

É sempre angustiante encontrar sangue nas fezes na gravidez ou ver sangue no papel higiênico após ir ao banheiro. Se você está grávida, então pode ficar ainda mais preocupada.

Felizmente, exceto em casos raros, a maioria dos casos de sangue nas fezes durante a gravidez não são um problema sério, bem como não é um caso de emergência. Na verdade, a maioria dos casos sangue nas fezes na gravidez são problemas comuns da gravidez.

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O que causa sangue nas fezes na gravidez?

De acordo com estudos de 2020 , é comum ter sangue nas fezes na gravidez. Na maioria das vezes, não há gravidade. Pois são apenas hemorroidas ou fissuras anais. Raramente, sangue nas fezes na gravidez tem causas graves, como doença inflamatória intestinal. Entretanto em casos muitos raros, o câncer pode ser a causa.

Fissuras anais

Fissuras anais são pequenas rachaduras no ânus, geralmente causadas pela constipação ou forçar para fazer cocô. As fissuras anais, da mesma forma tem causas como: diarreia frequente, DSTs , doença inflamatória intestinal, HIV e sexo anal. A gravidez normalmente causa fissuras anais, porque as grávidas são mais propensas a ter prisão de ventre.

As fissuras anais geralmente duram apenas cerca de 6 semanas, mas fissuras anais mais graves podem se tornar crônicas. Os sintomas de fissuras anais são:

  • Sangramento leve ao evacuar ou após a evacuação
  • O sangue das fissuras anais geralmente é vermelho vivo
  • Dor anal
  • Dor durante e após a evacuação

Hemorróidas

As hemorroidas são quando as veias ao redor do ânus e do reto ficam inflamadas ou inchadas. Isso geralmente acontece por causa do esforço para fazer cocô ou no caso de fezes duras e compactadas. Isso então pressiona o ânus e o reto.

As hemorroidas são um dos problemas mais comuns da gravidez. Afeta entre 25 a 35 % das grávidas. A constipação na a gravidez é um fator de risco de hemorroidas. Além disso, as grávidas tem maior risco de sofrer de hemorroidas. Isso devido ao aumento da circulação sanguínea e ao aumento do peso e da pressão do útero.

Os sintomas de hemorróidas são:

  • Sangue vermelho brilhante nas fezes, no papel higiênico ou no vaso sanitário após defecar
  • Pequenos caroços perto do seu ânus
  • Coceira
  • Dor ao sentar

Outras causas

Embora as fissuras anais e as hemorroidas sejam as causas mais comuns de sangue nas fezes na gravidez, outras causas podem ser vírus estomacal ou infecção bacteriana que causa diarreia. Além disso, o sangue nas fezes durante a gravidez também pode ser causado por doença inflamatória intestinal ( colite ulcerativa ou doença de Crohn ), que pode aparecer na primeira gravidez.

Entretanto em casos raros, o sangue nas fezes na gravidez pode ser causado por uma doença maligna, como o câncer colorretal . Mas são raras; apenas cerca de 1 em cada 1.000 grávidas tem câncer.

Quando ir ao médico

A saber, fezes com sangue na gravidez não deve ser motivo de pânico. Ainda assim, você deve conversar com um médico ou parteira sempre que tiver sangue nas fezes na gravidez. Na maioria das vezes são fissuras anais ou hemorroidas. Mas pode ser que você tenha algo mais sério, por isso é importante falar com seu médico.

Embora a doença inflamatória intestinal seja menos provável, ela pode estar ligada a gravidez e precisa ser tratada imediatamente. Também é importante que o médico exclua o diagnóstico de doenças graves, como câncer colorretal.

Como tratar as fezes com sangue na gravidez em casa?

Tratar as causas comuns de sangue nas fezes na gravidez significa tratar a constipação. Uma vez que a constipação é tratada, tanto as fissuras anais quanto as hemorroidas tem menor chance de ocorrer.

Tratamento para constipação

De acordo com um estudo de 2012, a constipação durante a gravidez pode ser tratada com:

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e beber mais líquidos
  • Praticar mais exercício físico
  • Probióticos
  • Tomar um agente formador de massa, como psyllium ou outros suplementos de fibra
  • Com a aprovação do médico/parteira, tomar um amaciante de fezes ou laxante

Você também precisar trocar sua vitamina pré-natal adicional principalmente se estiver tomando uma com ferro, pois pode causar constipação.

Tratamento para fissuras anais durante a gravidez

Algumas maneiras comuns de tratar fissuras anais durante a gravidez são:

  • Tomar um banho de assento 
  • Usar pomadas analgésicas com a aprovação do médico ou parteira

Tratamento para hemorroidas durante a gravidez

Os tratamentos para hemorroidas durante a gravidez são semelhantes aos tratamentos para fissuras anaispodem incluir :

Conclusão:

Se você está grávida e percebe sangue nas fezes, é normal que você fique preocupada. Você pode até se sentir envergonhada. Ainda assim, é importante que você fale com seu médico ou parteira. Você pode ter certeza de que seu médico ou outro profissional de saúde não achará isso surpreendente, pois as fezes com sangue na gravidez são comuns.

Na grande maioria dos casos, uma fissura anal ou hemorroidas são as causas. Mas se seu médico desconfiar de outras causas, então ele pode solicitar alguns exames.

Compartilhe nas redes sociais!

Gostou desse artigo? Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: