O que Causa Hemorroida em Bebê e O Que Fazer

A hemorroida em bebê é rara e a causa é principalmente a prisão de ventre. O que pode fazer é aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra para evitar a constipação.

 
hemorroida em bebe

O que são hemorroidas?

Causa | Sintomas | Tratamentos

As hemorroidas são veias inchadas e dilatadas no reto ou no ânus. Qualquer pessoa pode ter hemorroidas. Cerca de 75% das pessoas podem ter em algum momento de sua vida, apesar de ser mais comum na idade adulta os bebês também tem hemorroidas. 

As hemorroidas internas ocorrem dentro do ânus, e as hemorroidas externas perto da abertura do ânus.

Embora possa ser uma condição desagradável, geralmente não é grave e pode ser tratada com vários métodos.

Durante um movimento intestinal, o tecido se anal enche com sangue para ajudar a controlar o movimento. Quando temos hemorroidas , então o tecido anal tem grande aumento da pressão que causa inchaço e dilatação.

As hemorroidas são geralmente causadas pelo aumento da pressão ao redor do ânus, e a causa mais comum das hemorroidas é a constipação ou prisão de ventre .

Outras causas das hemorroidas são:

  • Fazer muita força para evacuar
  • Diarreia
  • Ficar sentado no vaso sanitário por muito tempo
  • Gravidez
  • Excesso de peso

Podem aparecer nódulos ou caroços duros ao redor do ânus e, às vezes, precisam ser removidas com cirurgia.

O que causa hemorroida em bebês?

Se você está preocupado com o fato de seu bebê estar tendo hemorroidas devido aos sintomas que está apresentando, não entre em pânico. Pois as hemorroidas em bebês e crianças pequenas são raras.

As causas mais comuns de hemorroidas em adultos, e às vezes em crianças e adolescentes são várias, mas em um bebê provavelmente a hemorroida é causados ​​por outros problemas, como prisão de ventre ou fissura anal .

Hemorroida em bebê - Fissura anal
Hemorroida em bebê – Fissura anal

Sintomas de hemorroidas em bebês

Como os bebês não podem dizer o que os está incomodando, é importante estar atento e atento a certos sintomas para determinar se seu bebê tem hemorroidas.

Embora seja uma ocorrência extremamente rara, se houver nódulos irritados e inchados ao redor do ânus do bebê, isso pode ser uma indicação de hemorroidas.

Esses sintomas incluem:

  • Manchas vermelhas de sangue nas fezes
  • Muco vazando do ânus
  • Chorar durante uma evacuação
  • Fezes duras e secas

Se você acha que seu bebê tem hemorroidas, você deve ter um diagnóstico do pediatra do seu filho , pois provavelmente é algo diferente. Em alguns casos extremos, os sintomas de sangue nas fezes podem indicar um problema mais sério.

Depois que o médico fez o diagnóstico e se confirmar que seu bebê  tem hemorroida, existem diferentes tratamentos que você pode fazer para diminuir a dor e a agitação do bebê.

Tratamento de hemorroida em bebê

Como a causa mais comum de hemorroidas é a constipação, é importante controlar o que o bebê come.

Se seu bebê for amamentado, é improvável que ele fique constipado. Agora se a alimentação estiver na fase de transição do leite materno para alimentos sólidos , então é possível que seu bebê tenha prisão de ventre.

Nas crianças mais velhas e adultos, a constipação é geralmente causada pela falta de ingestão de alimentos ricos em fibras, desidratação e falta de exercício físicos .

Consulte o pediatra sobre constipação. Ele pode sugerir mudanças na alimentação do bebê, como por exemplo:

  • Aumento de água
  • Suco de maçã, pera ou ameixa
  • Purê de ervilhas
  • Ameixas secas
  • Cereais integrais, como trigo ou cevada ou aveia

Além disso, o médico pode indicar o uso de supositório de glicerina infantil para aliviar a prisão de ventre.

Além da constipação, você deve se preocupar se o bebê tem uma fissura anal. Se você ver sangue ao limpar o bebê e nas fraldas, é provável que a causa seja uma fissura anal, e não hemorroidas.

Em ambos os casos, as fezes com sangue são motivo para consultar o pediatra do seu filho para ter um diagnóstico adequado e tratamento recomendado.

Uma fissura anal é uma rachadura estreita no tecido úmido que reveste o ânus. É freqüentemente causado pela passagem de fezes duras. As fissuras anais geralmente se curam sozinhas, assim, para acelerar a cura, você deve trocar a fralda do bebê com frequência e limpar a área anal suavemente.

Alguns tratamentos caseiros para hemorroida em bebê e outras condições que podem ser confundidos com hemorroidas são:

  • Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras alimentares do seu bebê
  • Oferecer ao seu bebê mais líquidos para se manter hidratado
  • Usar lenços umedecidos e sem perfume para evitar irritar a área afetada
  • Usar vaselina para lubrificar o ânus durante evacuações
  • Movimentar os braços e as pernas do bebê suavemente para manter o corpo e o sistema digestivo ativos

Se o bebê responder bem a esses tratamentos caseiros, seus sintomas poderão desaparecer em uma a duas semanas. Se os sintomas persistirem, então converse com seu médico sobre outras opções de tratamento .

Conclusão:

As hemorroidas podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou etnia, mas são raras em bebês. Se você acha que seu bebê tem hemorroidas, então procure o médico para que verifique suas suspeitas e faça os exames.

Como as hemorroidas e outras condições com sintomas semelhantes geralmente são o resultado de fezes duras, é importante mudar a dieta, movimentar o bebê e melhorar a hidratação do seu filho para facilitar os movimentos intestinais e a evacuação com menor esforço.

Isenção de responsabilidade

Esse artigo é meramente informativo, dessa forma, não deseja substituir a consulta médica. Não tome medicamentos sem prescrição, pois pode ser perigoso a saúde.

Fontes:

 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário