Hemorroidas: 12 Causas Principais

As causas das hemorroidas estão ligadas ao funcionamento do intestino, alimentação, idade, pegar peso, e ficar sentado ou em pé por muito tempo.

 
hemorroidas causas

O que causa hemorroidas?

Estudos mostram que as hemorroidas tem várias causas principais, incluindo aumento da pressão no reto e nas veias anais, isso ocorre ao longo do tempo. É por isso que as pessoas com 50 anos ou mais podem sofrer mais com as hemorroidas mais do que uma pessoa com 20 anos ou menos.

As causas das hemorroidas podem estar ligados a problemas digestivos, como diarreia e constipação (prisão de ventre). Geralmente, ocorre em pessoas que têm uma dieta pobre, com uma ingestão muito baixa de fibras.

Além disso a obesidade é uma causa significativa das hemorroidas e no seu desenvolvimento.

Da mesma forma,  levantar pesos de forma errada ​ou praticar esportes como levantamento de peso ou crossfit também é uma causa das hemorroidas.

Gravidez, hipertensão e outras doenças, também podem ser causas importantes no desenvolvimento das hemorroidas.

Os médicos não sabem exatamente o que causa hemorroidas e porque elas aumentam. Existem várias teorias sobre as causas das hemorroidas, incluindo pouco consumo de alimentos ricos em fibras, ficar muito tempo no banheiro e fazer muita força para evacuar . Mas, nenhuma dessas teorias é uma causa decisiva.

A gravidez é a causa mais comum das hemorroidas, embora, novamente, essa causa ainda não esteja clara.

Os tumores na pelve também são a causa da expansão da área das hemorroidas, quando as veias são espremidas na parte superior na direção do canal anal.

Outra teoria sugere que a causa das hemorroidas etá ligada às fezes duras, que quando passam pelo canal anal, puxam as veias das hemorroidas para baixo. Outra teoria sugere que, com a idade ou outras circunstâncias agravantes, os tecidos que dão suporte e são responsáveis ​​pela fixação dos músculos do canal anal ficam enfraquecidos. Consequentemente, as veias das hemorroidas perdem sua fixação e saem para dentro do canal anal ou para fora do anus.

Outra causa fisiológica conhecida das hemorroidas é o aumento da pressão sobre o esfíncter anal . Isso ocorre porque os músculos que circundam o canal anal estão enfraquecendo e causam as hemorroidas. O esfíncter anal são os músculos que nos permitem controlar os movimentos do intestino, principalmente ao defecar.

Principais causas das hemorroidas

A causa exata das hemorroidas é desconhecida, no entanto, quando ficamos muito tempo em pé e parados, isso causa mais pressão nas veias retais, o que também pode ser uma causa. Outros fatores que causam hemorroidas são:

  1. Hereditariedade
  2. Envelhecimento
  3. Alimentação pobre em fibras
  4. Ficar sentado no banheiro por longos períodos de tempo (por exemplo, ler no banheiro)
  5. Sexo anal
  6. Função intestinal anormal devido ao uso excessivo de laxantes e enemas
  7. Gravidez
  8. Câncer ou tumores do assoalho pélvico
  9. Ficar em pé ou sentado por muito tempo
  10. Genética
  11. Obesidade
  12. Constipação (prisão de ventre) crônica ou diarreia

Seja qual for o motivo, as pessoas que tem hemorroidas, tem os tecidos que sustentam as veias do anus e reto distendidos. Como resultado, veias se expandem, suas paredes ficam finas e sangram. Se a tensão e a pressão continuar, então os tecidos enfraquecidos do reto sairão  para fora do anus.

Hemorroida é hereditário

As hemorroidas podem ser uma doença hereditária, especialmente se os membros da sua família  já tiverem veias fracas, o que pode levar ao desenvolvimento das hemorroidas e varizes.

Idade

O músculo principal do canal anal enfraquece com a idade e entra em colapso, assim perde sua capacidade de manter o ânus apertado. Como resultado, o tecido da hemorroida desliza para dentro do canal anal e as hemorroidas se desenvolvem.

Tipo de alimentação

Alimentos com baixo teor de fibras e uma dieta rica em gorduras e proteínas, é uma possível causa das hemorroidas. Isso porque são alimentos que causam constipação. Então quanto mais você precisa se esforçar para defecar, maior o aumento na pressão no reto e no ânus, causando inchaço e distensão abdominal nessas áreas.

Estudos demonstraram que nos países africanos menos desenvolvidos, onde a dieta consiste em um alto nível de alimentos ricos em fibras, os casos de hemorroidas são raros. Agora, nos países ocidentais, onde a dieta está principalmente ligada a alimentos pobres em fibras, registram mais casos de hemorroidas.

Ficar muito tempo no banheiro

Ficar muito tempo no banheiro também é uma causa principal das hemorroidas. Atualmente, os banheiros modernos são mais confortáveis, de modo que as pessoas ficam mais tempo sentado no sanitário.

A maioria dos banheiros das pessoas e tem jornais e revistas! Agumas pessoas, adoram ficar sentadas no vaso sanitário, como se tivessem no trono! Esse hábito, pode causar mais tensão no ânus, aumentando a pressão nas veias anais e dilatando os vasos sanguíneos. Isso provoca hemorroidas.

Sexo anal

Atualmente, alguns médicos acreditam que o sexo anal, seja heterossexual ou homossexual, é uma das possíveis causas das hemorroidas, isso se dá devido à pressão no reto e no ânus.

Estudos recentes mostraram que homens homossexuais têm mais casos de hemorroidas em comparação com homens heterossexuais.

Diarreia e uso excessivo de laxantes e enemas

Também são consideradas possíveis causas das hemorroidas, pois aumentam a pressão no reto e nas veias anais. Algumas pessoas tem a ideia que tomar laxantes ou fazer enemas diários pode emagrecer, mas acabam causando problemas como as hemorroidas.

Gravidez

A gravidez também é vista como uma possível causa das hemorroidas. Isso ocorre devido ao aumento da pressão no reto e no ânus causada pelo crescimento do bebê.

Um mecanismo semelhante que causa dificuldades no controle das hemorroidas é no caso das mulheres grávidas, quando o corpo deve suportar o peso adicional do bebe, especialmente no último trimestre da gravidez e com a pressão extrema durante o parto.

Como mencionado anteriormente, a gravidez é um gatilho para a causa das hemorroidas , e é realmente difícil evitar as hemorroidas nas mulheres que estão prestes a dar à luz.

Hemorroidas casuais ou crônicas podem causar sintomas muito desagradáveis ​nas mulheres grávidas. Como por exemplo: Dor intensa, sangramento, coceira ou queimação. Sem dúvida, esse desconforto torna a gravidez ainda mais difícil.

Câncer ou tumores do assoalho pélvico 

As hemorroidas também podem aumentar devido a tumores dos órgãos pélvicos, que podem provocar pressão nas veias que saem do canal anal.

Ficar sentado ou em pé por muito tempo

Ficar, sentado ou em pé por longos períodos de tempo, pode pressionar o reto e o ânus, aumentando a possibilidade de ter hemorroidas.

Genética

Entre todas as causas de hemorroidas, a predisposição genética é a causa mais difícil de controlar. Algumas pessoas nascem com veias mais fracas, as paredes de seus vasos sanguíneos são mais sensíveis à pressão interna ou externa. Quando a pressão ao redor dos vasos sanguíneos anais aumenta devido à deformidade e fezes duras, as veias se dilatam cada vez mais, e isso aumenta o risco de coágulos sanguíneos no vaso, levando ao desenvolvimento das hemorroidas.

Obesidade

Outra causa importante de hemorroidas, e difícil de controlar, é a obesidade. Pacientes com sobrepeso tem muito excesso de peso no sistema circulatório e essa situação é agravada toda vez que a pessoa se levanta e até sai para dar uma volta. Essa carga de excesso de peso corporal causa pressão excessiva na área anal, principalmente quando a pessoa está sentada. De fato, os pacientes que sofrem de obesidade, sem saber, podem agravar as hemorroidas existentes por ficar sentada muito tempo.

Prisão de ventre

A constipação é freqüentemente conhecida como a principal causa das hemorroidas. A prisão de ventre é um desequilíbrio que é realmente difícil de controlar. Pessoas que sofrem de constipação crônica tendem a fazer muita força durante a evacuação das fezes, e isso provoca um aumento da pressão no reto, sobrecarregando os vasos sanguíneos.

Por outro lado, os laxantes usados ​para tratar a constipação podem causar diarreia, que por sua vez pode causar danos nas veias e em seguida, hemorroidas inchadas e doloridas.

Assim, para essas pessoas, a questão não é a causa das hemorroidas, mas o que ele pode fazer para evitar . E a resposta é bastante simples: mude seus hábitos alimentares, e faça uma dieta mais saudável. Se você quiser evitar as hemorroidas.

Como Curar Hemorroida Naturalmente
Como Curar Hemorroida Naturalmente

Conclusão:

As hemorroidas são veias inflamadas e inchadas no ânus e na parte inferior do reto. Como regra, as causas são: constipação crônica ou diarreia, ficar no banheiro por longos períodos de tempo, envelhecimento, obesidade, má nutrição, genética, gravidez ou movimentos intestinais intensos. hemorroidas internas se desenvolvem dentro do reto, enquanto as hemorroidas externas se desenvolvem do lado de fora do ânus.

Os sintomas são: Sangramento durante a defecação, prurido anal, dor ou irritação e vazamento de fezes que não podem ser controlados. O consumo de certos alimentos pode aumentar o risco de ter hemorroidas, assim evitar esses alimentos pode controlar os surtos de hemorroidas.

Fontes:

https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/hemorrhoids_and_what_to_do_about_them

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hemorrhoids/symptoms-causes/syc-20360268

https://www.medicinenet.com/hemorrhoids_piles/article.htm

 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário