Hemorroida pode Virar Câncer?

É natural que você se preocupe com o câncer se notar sangue nas fezes ou sentir um caroço no anus. Mas as hemorroidas são muito mais comuns que o câncer colorretal e normalmente causa sangue nas fezes.

 
hemorroida pode virar cancer

Hemorroida interna ou externa pode virar câncer?

Quando alguém vê sangue nas fezes, normalmente pensa no pior, em câncer, principalmente as pessoas que sofrem de hemorroida, podem pensar se elas causam ou viram câncer.

Ver sangue nas fezes causa espanto, sem dúvida, e o câncer é a primeira coisa que vem à cabeça quando alguém vê sangue nas fezes pela primeira vez. Não só o câncer, mas também as hemorroidas podem causar esses sintomas, mas são muito mais comuns nas hemorroidas.

Por pior ​​que seja ter hemorroida, seu tratamento é fácil ​​e não causa câncer.

Veremos nesse artigo os sinais e sintomas de hemorroidas e câncer colorretal e como saber quando é hora de consultar um médico. Leia mais…

Leia nesse artigo:

  1. Sintomas semelhantes de câncer e hemorroida
  2. Sintomas diferentes de câncer e de hemorroida
  3. Tratamento para hemorroidas
  4. Quando procurar um médico

Sintomas semelhantes de câncer e hemorroida

As hemorroidas e o câncer são problemas muito diferentes, mas que podem causar sintomas iguais.

Sangramento retal

O sangramento retal pode apresentar algumas maneiras diferentes. Você pode notar sangue no papel higiênico, no banheiro ou misturado com as fezes após evacuar.

As hemorroidas são a causa mais comum de sangramento retal, mas o câncer, incluindo o câncer colorretal e o anal , também pode causar sangramento retal.

A cor do sangue pode indicar de onde vem o sangue. É mais provável que o sangue vermelho vivo venha do trato digestivo inferior , como o reto ou o cólon.

Sangue vermelho escuro pode ser um sinal de sangramento no intestino delgado. As fezes escuras e pretas geralmente resultam do sangramento no estômago ou na parte superior do intestino delgado.

Coceira retal e anal

Ambas as condições podem causar prurido retal ou anal. Muco e fezes de dentro do reto podem irritar a pele sensível dentro do reto e ao redor do ânus, causando coceira. A coceira geralmente se intensifica após a evacuação e pode ser pior à noite.

Um caroço no anus

Um nódulo na abertura anal pode ser causado pelas hemorroidas, além de câncer colorretal e anal.

Mas, as hemorroidas são uma causa muito mais provável de um caroço no ânus. Hemorroidas externas e hemorroidas prolapsadas (hemorroida para fora do anus) podem causar um nódulo sob a pele do lado de fora do ânus.

Se o sangue se acumular na hemorroida externa, então causa o que é conhecido como hemorroida trombosada . Isso pode causar um caroço duro e doloroso.

Sintomas diferentes de câncer e de hemorroida

Embora existam semelhanças nos sintomas, de hemorroidas e de câncer colorretal alguns dos sintomas são muito diferentes.

Mudança nos hábitos intestinais

Uma mudança nos hábitos intestinais é um sinal de alerta comum do câncer colorretal. Os hábitos intestinais variam de pessoa para pessoa. Uma mudança nos hábitos intestinais é qualquer mudança no que é normal para você, desde a frequência que você evacua até a consistência das fezes.

Isso pode incluir:

  • Diarreia
  • Constipação, ou prisão de ventre, incluindo fezes secas ou duras
  • Fezes finas
  • Sangue ou muco nas fezes
  • Desconforto abdominal persistente

O câncer colorretal pode causar dor ou desconforto abdominal persistente , incluindo gases , inchaço e cãibras. Já as hemorroidas não causam sintomas abdominais.

Perda de peso inexplicável

A perda inexplicada de peso é um sintoma comum do câncer colorretal que não é causado pelas hemorroidas. 38 a 51% das pessoas com câncer colorretal tem perda de peso inexplicável, dependendo da localização e do estágio do câncer.

Sentir que o intestino não esvazia

A sensação de vontade de evacuar, mesmo que seus intestinos estejam vazios, é chamada tenesmo . Você pode sentir a necessidade de evacuar ou sentir dor ou cãibras. Este é um sintoma do câncer colorretal, embora a doença inflamatória intestinal seja a causa mais comum.

Fraqueza ou fadiga

A fadiga é um sintoma comum de diferentes tipos de câncer . Pois o sangramento intestino pode causar anemia , que também pode causar fadiga e fraqueza .

Dor retal

O câncer colorretal geralmente não causa dor retal e geralmente é indolor. A dor retal é mais provável de ser causada pelas hemorroidas internas.

Tratamento para hemorroidas

Como Curar Hemorroida Naturalmente
Como Curar Hemorroida Naturalmente

Se você é diagnosticado com hemorroidas, o tratamento natural geralmente é tudo o que você precisa para tratar as hemorroidas e aliviar os sintomas. Você pode tratar hemorroidas com uma combinação de remédios naturais e pomada para hemorroida. Mas a hemorroida trombosada pode exigir tratamento médico.

Tratamento caseiro

A seguir, o que você pode fazer em casa para aliviar a dor, o inchaço e a coceira:

  • Use pomadas para hemorroidas vendidas sem receita médica.
  • Faça um banho de assento morno por 10 a 15 minutos, duas ou três vezes ao dia.
  • Tome analgésicos vendidos sem receita médica, como ibuprofeno ou acetaminofeno
  • Mantenha a área limpa
  • Coma alimentos ricos em fibras para facilitar a evacuação e passagem das fezes
  • Aplique uma compressa fria no ânus para aliviar o inchaço

Tratamento médico

A cirurgia hemorroida pode ser recomendada dependendo do tipo de hemorroidas e de seus sintomas. A cirurgia para hemorroidas são minimamente invasivas e a maioria é realizada no consultório médico sem anestesia.

A cirurgia pode ser usada para drenar o sangue de uma hemorroida trombosada, remover as hemorroidas que causam sangramento e dor  ou cortar a circulação da hemorroida para que ela caia.

Quando consultar um médico?

É importante consultar um médico se você tiver sangramento retal. Embora as hemorroidas sejam a causa mais comum de sangramento retal, elas também podem ser um sinal de câncer .

O médico pode realizar um exame físico , o que provavelmente incluirá um exame retal digital , para confirmar as hemorroidas e descartar doenças mais graves.

Marque uma consulta com um médico se tiver sangramento durante a evacuação ou se sentir dor ou coceira que dura mais de 2 semanas não é aliviada com remédios caseiros.

Consulte um médico imediatamente se você tiver sangramento retal pela primeira vez, especialmente se tiver mais de 40 anos ou se o sangramento for acompanhado de mudanças nos hábitos intestinais.

Procure atendimento de emergência se tiver:

  • Sangramento retal intenso e significativo
  • Tontura
  • Desmaio

Conclusão:

É natural que você se preocupe com o câncer se notar sangue nas fezes ou sentir um caroço no anus. Mas as hemorroidas são muito mais comuns que o câncer colorretal e normalmente causa sangue nas fezes.

O médico geralmente pode diagnosticar as hemorroidas com um exame físico rápido e outros testes, se necessário, para descartar tipos de câncer colorretal e outros. Consulte um médico se notar sangue nas fezes ou se tiver hemorroidas e sentir sintomas novos ou graves.

Isenção de responsabilidade:

Esse artigo é meramente informativo, dessa forma, não deseja substituir a consulta médica. Não tome medicamentos sem prescrição, pois pode ser perigoso a sua saúde.

Fontes:

 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário