O que é uma fissura anal?
A fissura anal é um corte ou rachadura ou laceração no tecido que reveste o anus. Pode causar dor forte e sangramento durante e depois de evacuar. Também pode ser profunda, o que expõe o tecido muscular do anus. A fissura anal nem sempre é um problema sério e afeta mais os bebes e crianças que sofrem de prisão de ventre.
Conteúdo:
Na maioria dos casos simples a fissura anal se cura sem tratamento dentro de 4 a 6 semanas. Caso persista por mais tempo, mais de 8 semanas, é considerada crônica.

O tratamento é feito com laxantes e pomadas ou cremes tópicos para aliviar o desconforto e ajudar na cicatrização da ferida. Caso esses tratamentos não tenham sucesso então seu médico pode recomendar uma cirurgia. Ele também deve investigar alguma doença que esteja causando as fissuras.
Leia: Como saber se tenho fissura anal ou hemorroida?
Sintomas de fissura anal
- Rachadura vista na pele ao redor do anus
- Marca ou caroço na pele do anus
- Dor forte no anus ao evacuar
- Sangue nas fezes
- Manchas de sangue no papel higiênico
- Ardência ou coceira no anus
O que causa fissura anal?
Na maioria das vezes é causada por evacuar fezes grandes ou duras. A prisão de ventre crônica ou a diarreia também podem rasgar a pele do anus. Mas além disso há outras causas:
- Fazer força para evacuar
- Doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn
- Esforço durante o parto normal
- Redução do fluxo de sangue na região anorretal
- Tensão ou relaxamento dos músculos do esfíncter anal
- Sexo anal
- Em casos raros a fissura anal pode ser causada por algumas doenças como: Câncer anal, HIV, tuberculose, herpes e sífilis.
Fissura anal como tratar ?
Na maioria dos casos não há necessidade de tratamento médico, até remédios caseiros podem curar a fissura anal. No entanto algumas providências e mudanças alimentares ajudam na cicatrização da ferida.
- Use um laxante natural como Tamarine® para amaciar as fezes
- Beba mais água para facilitar a evacuação e evitar o ressecamento das fezes
- Coma mais alimentos ricos em fibras para melhorar os movimentos intestinais
- Faça um banho de assento de água morna para relaxar os músculos do anus.
- Use cremes e pomadas, vendidas sem receita, como Bepantol® ou Hipoglós® ou similar para evitar o desconforto e ajudar na cicatrização da ferida.
- Em caso de dor, aplique uma pomada de lidocaína para alivio imediato
Agora, se com esses tratamentos os sintomas não melhorarem dentro de 8 semanas, então procure um médico. Ele pode recomendar tratamentos mais complexos, como a aplicação de botox ou uma cirurgia.
Conclusão:
A fissura anal pode causar desconforto, dor e sangramento durante e depois da evacuação. Caso o problema persista após o tratamento caseiro pode se tornar crônica e desenvolver uma infecção. Procure atendimento médico se o problema persistir.
Esse artigo é meramente informativo e não tem a intenção de substituir a consulta médica. As informações são baseadas nas fontes abaixo.
LEIA TAMBÉM:

- O que Causa Sangue nas Fezes na Gravidez?
- Hemorroida e Bexiga Hiperativa podem Ter a Mesma Causa
- O que é fezes boiando no vaso?
- 9 alimentos que podem ajudar a curar fissuras
- Cirurgia de hemorroida em idosos tem alto risco de mortalidade
Fontes:
- Fissuras anais. (nd).
ucsfhealth.org/education/anal_fissures/ - Fissuras anais. (2014).
my.clevelandclinic.org/health/diseases_conditions/hic_Anal_Fissures - Nasr M., et al. (2010). Injeção de toxina botulínica versus esfincterotomia lateral interna no tratamento da fissura anal crônica: um ensaio clínico randomizado. DOI:
10.1007 / s00268-010-0736-5 - Schlichtemeier S, et al. (2016). Fissura anal. DOI:
10.18773 / austprescr.2016.007