É normal ter muco nas fezes?

O muco nas fezes é comum, mas em grandes quantidades pode ser sintoma de uma doença séria.

 
É normal ter muco nas fezes?

O que é muco nas fezes?

O muco é uma substância espessa e gelatinosa. Seu corpo usa principalmente o muco para proteger e lubrificar seus tecidos e órgãos mais delicados. Também é serve para reduzir os danos que podem ser causados ​​por bactérias , vírus ou fungos . Além disso, o muco pode proteger contra ácido estomacal ou outros fluidos ou irritantes que são prejudiciais.

É normal ter muco nas fezes?

A presença de muco nas fezes é comum. Quando você está saudável, o muco normalmente é claro, assim você não percebe. Também pode ser branco ou amarelo.

Quando o muco nas fezes não é normal?

Uma grande quantidade de muco visível nas fezes não é normal e pode ser um sintoma de um problema. Se você começar a ver muco nas fezes, isso significa que os níveis provavelmente já estão altos. Isso não indica necessariamente que você tem um problema, mas é algo que você e seu médico devem investigar e monitorar.

Às vezes, o excesso de muco nas fezes é acompanhado por outros sintomas, que podem ser um sinal de um problema maior. Esses sintomas são:

  • Sangue ou pus nas fezes
  • Dor abdominal , cãibras ou inchaço
  • Alterações nos movimentos ou hábitos intestinais

O que causa excesso de muco nas fezes?

Excesso de muco nas fezes pode ser um sinal de um problema gastrointestinal . Uma camada de muco intestinal protege o resto do corpo contra resíduos alimentares e possíveis patógenos no intestino.

De acordo com Jornal Mundial de Gastroenterologia , se um processo inflamatório quebrar essa camada mucosa, você pode excretar muco nas fezes. Isso proporciona aos patógenos do cólon um acesso mais fácil ao seu corpo, aumentando potencialmente suas chances de adoecer.

Embora certos tipos de vírus como do resfriado ou da gripe comum geralmente causem um aumento da produção de muco, isso geralmente afeta apenas o sistema respiratório. Raramente resulta em aumento de muco nas fezes.

Desidratação e constipação também podem produzir excesso de muco, ou pelo menos dar a aparência de aumento de muco. Essas mudanças podem acontecer de repente. Os sintomas podem desaparecer sozinhos ou com medicação.

Alterações na quantidade de muco também podem ser o resultado de uma inflamação gastrointestinal que necessita de tratamento médico. Essas doenças, bem como outras causas possíveis, são:

1. Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que afeta o trato gastrointestinal. Os primeiros sintomas podem ser diarréia ou fadiga .

2. Fibrose cística

A fibrose cística é um distúrbio genético que resulta em muco espesso e pegajoso. Esse muco geralmente se acumula no pulmão, no pâncreas , no fígado ou no intestino.

3. Colite ulcerosa

Como a doença de Crohn, a colite ulcerosa é uma doença inflamatória intestinal. É uma doença crônica ou de longo prazo que causa inflamação no intestino grosso ou no reto .

4. Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável pode resultar em sintomas como dor abdominal, cãibras e diarreia, mas não causa inflamação.

5. Infecção intestinal

A infecção intestinal também pode causar o muco nas fezes. Exemplos incluem infecção por bactérias como salmonela e shigelose , que podem ocorrer ao ingerir alimentos contaminados.

6. infecção parasitária

As infecções parasitárias têm uma variedade de causas e sintomas. Elas podem resultar da malária , causada por mosquitos infectados, e tricomoníase , uma infecção sexualmente transmissível.

7. Má absorção intestinal

A má absorção ocorre quando o intestino não consegue absorver adequadamente certos nutrientes. Lactose e doença celíaca causam esse problema .

8. Fissuras anais

Fissuras anais são pequenas rachaduras em seu revestimento anal. Elas podem estar relacionados a uma doença inflamatória intestinal, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa.

9. Fístulas anais

Quando um abscesso ou cavidade anal cicatriza incorretamente ou não é tratado, você pode desenvolver uma fístula anal.

10. Câncer de cólon retal

O câncer de cólon ou reto começa no cólon ou no reto e pode causar sintomas como sangue nas fezes, sangramento retal e perda de peso inexplicável.

Como identificar muco nas fezes?

A maioria dos médicos farão um exame físico e pedirão um exame de sangue. O resultado do exames dará ao seu médico uma noção da sua saúde física geral. Se forem necessárias mais informações adicionais, seu médico poderá solicitar mais exames. Estes podem ser:

  • Exame de sangue
  • Cultura de fezes
  • Exame de urina
  • Colonoscopia
  • Endoscopia
  • Exame de imagem, como raio X , ressonância magnética pélvica ou tomografia computadorizada
  • Teste de eletrólitos do suor

Em alguns casos o diagnóstico pode ser obtido rapidamente. Em outros, encontrar a causa do muco nas fezes pode exigir vários testes e exames.

Conclusão:

A quantidade de produção de muco nas fezes podem mudar de tempos em tempos. Manter a produção normal de muco e as barreiras saudáveis ​​da mucosa em todo o corpo depende em parte das boas bactérias no seu intestino.

Se você tomou antibióticos recentemente ou ficou doente, pode ter notado uma alteração nos níveis de muco nas fezes. Se não voltar ao normal dentro de algumas semanas, procure um médico.

Você deve consultar um gastroenterologista, um médico especialista em distúrbios do trato gastrointestinal, se notar excesso de muco e sentir outros sintomas de um problema gastrointestinal. Acompanhe seus sintomas, há quanto tempo você está sentindo e o que os melhora ou piora a situação.

Também é importante fazer um esforço para melhorar a saúde do seu cólon comendo alimentos ricos em prebióticos e probióticos, comendo frutas e legumes e estar sempre bem hidratado.

Este artigo é meramente informativo, dessa forma não deseja substituir a consulta médica.

LEIA TAMBÉM:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.