Como Tratar Hemorroidas na Gravidez

Para tratar as hemorroidas na gravidez, internas ou externas, o uso de pomadas, supositórios e tratamentos caseiros são indicados nesse artigo.

 
como tratar hemorroidas na gravidez

Hemorroidas na gravidez, o que fazer?

O tratamento das hemorroidas na gravidez deve ser feito o mais cedo possível para evitar complicações durante a gravidez e durante o parto.

Portanto, levando em consideração o possível dano dos medicamentos para o feto, os tratamentos caseiros e naturais são mais usados e de grande importância.

Hemorroidas na gravidez é normal?

As hemorroidas são um problema comum nas mulheres grávidas, mesmo as que não tinham hemorroidas antes da gravidez.

As causas estão principalmente ligadas as alterações fisiológicas e anatômicas durante a gravidez. Portanto, você precisa conhecer os tratamentos caseiros e os remédios que te ajudarão a combater esses problemas. Leia mais para saber como tratar as hemorroidas na gravidez.

O que causa hemorroidas na gravidez?

As hemorroidas na gravidez se desenvolvem devido as alterações anatômicas e fisiológicas no corpo da mulher durante a gravidez.

Isso se deve ao fato de que o útero, quando aumenta de tamanho, pressiona todos os órgãos da pelve; o reto, a bexiga e também a veia cava inferior.

Todas essas alterações contribuem para a interrupção da circulação normal de sangue venoso do reto e causam acumulo de sangue e em seguida a dilatação das veias do reto.

Além disso, o aumento da pressão intra-abdominal afetam os vasos e veias do reto. Existem outras causas que causam a retenção do sangue venoso nas veias do reto, como por exemplo: O sedentarismo durante a gravidez ( falta de atividade física), movimentos intestinais irregulares (prisão de ventre) e uma dieta pobre em fibras alimentares, que causa a prisão de ventre.

Tratamento para hemorroidas na gravidez

A gravidade dos sintomas pode ser menor ou maior, isso depende muito da alimentação e atividade física da mulher. Mas pode haver surtos e sangramentos que requerem tratamento imediato. Agora, o tratamento dos surtos deve ser realizado com cautela.

Pomadas para hemorroidas na gravidez

A prioridade no tratamento das hemorroidas na gravidez é dos remédios tópicos locais, porque eles têm efeito e ação mais rápidos e são menos tóxicos para o feto.

As formas para tratar as hemorroidas na gravidez não devem apenas ter um efeito imediato, mas também devem ser seguros . Esse é um dos benefícios do tratamento tópico com pomadas e supositórios.

O tratamento com cremes e pomadas é usado com mais frequência, pois é uma forma em que o remédio é rapidamente absorvido. Nesse caso, várias pomadas possuem efeitos diversos. Mas sempre é melhor aplicar a pomada após defecar, pois o intestino está vazio.

Pode ser desagradável ter hemorroidas na gravidez, pois causam coceira, ardência, sangramento e e dor. Assim nesse caso a pomada apenas aliviará a dor devido ao efeitos dos produtos anestésicos na composição da pomada.

Além disso, a pomada deve ser usada após uma higiene bem feita do anus e nas genitais, pois isso previne qualquer infecção. Também é melhor aplicar a pomada à noite. Mas se houver necessidade de usar a pomada várias vezes ao dia, você precisará ficar deitada por alguns minutos, após a aplicação, para uma melhor absorção do produto.

Veja nesse artigo as principais pomadas para tratar as hemorroidas

Hemorroidas interna e externas

O tratamento das hemorroidas deve ser diferenciado. Ou seja,  tratamentos diferentes, para os diferentes tipos, localização, presença ou ausência de complicações, como por exemplo: infecções, sangramentos, ou quando a  hemorroida sai para fora. Em todos esses casos o tratamento é diferente.

Em primeiro lugar é necessário distinguir as hemorroidas conforme sua localização: externa e interna. A diferença entre esses dois ipos de hemorroidas é que as externas estão localizadas do lado de fora do ânus e podem ser vistas a olho nu.  Já as hemorroidas internas estão dentro do reto, e só podem ser vistas por um médico, usando um aparelho chamado anoscópio.

Hemorroidas externas

As hemorroidas externas, são mais fáceis de  tratar e diagnosticar. Mesmo nos casos de inflamação , ardência, dor e coceira, elas desaparecem, na maioria dos casos sem tratamento médico ou medicamentos. Mas em alguns casos requer ação imediata. Nesse caso, o tratamento visa reduzir a gravidade das hemorroidas e remover o edema e a inflamação. Para o tratamento das hemorroidas externas durante a gravidez são utilizados pomadas vendidas sem receita e tratamentos caseiros.

Esses tratamentos têm a capacidade de fortalecer a camada muscular da parede venosa das veias dilatadas pelas hemorroidas, fortalecer as veias e reduzir o acumulo de sangue, a formação de trombos, fortalecer a parede dos vasos e também ter um efeito anti-inflamatório, anti-edematoso e anti-séptico. As pomadas são usadas principalmente durante um surto agudo das hemorroidas durante a gravidez, especialmente quando é externa. Pois é melhor usar medicamentos sob a forma de pomadas, porque são mais fáceis de usar, evitando o aumento das hemorroidas e o sangramento.

Hemorroidas internas

Para tratar as hemorroidas internas, você também pode usar os tratamentos acima, mas é melhor usar um remédio prescrito pelo médico que tenha um efeito terapêutico mais longo e mais profundo.

Esses remédios tem efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, antiespasmódicos, regeneradores do tecido e antibacterianos, o que também impede o surgimento de infecções.

Já o tratamento das hemorroidas hemorrágicas durante a gravidez deve ter como objetivo principal interromper o sangramento. Portanto, são medicamentos que possuem um componente que interrompe a hemorragia. Às vezes, em casos crônicos, o desenvolvimento de anemia pode precisar de tratamento específico.

Tratamento caseiro para hemorroidas na gravidez

O tratamento caseiro das hemorroidas durante a gravidez é usado com muita frequência, especialmente durante o período de remissão. São usados medicamentos caseiros, banhos de assentos, pomadas caseiras , supositórios caseiros e outros meios de tratamento.

Antes de tudo, é necessário observar a importância da atividade física no tratamento das hemorroidas na gravidez. No primeiro estágio das hemorroidas, com a prevenção adequada, é possível interromper o processo até o parto. Portanto, é importante fazer exercícios físicos que fortaleçam os músculos do assoalho pélvico, o que melhora o fluxo de sangue venoso do reto e aumenta o tônus ​​dos vasos. Caminhadas diárias, natação e até musculação podem ser indicadas para evitar as hemorroidas na gravidez. Mas antes de praticar qualquer atividade física, converse com seu médico.

Outro tratamento para hemorroidas na gravidez e muito importante é a alimentação. Você precisa comer alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais; as proteínas (carnes) devem ser leves, como frango e peixe. Você precisa adequar sua dieta, para evitar de toda forma a constipação.

O tratamento caseiro das hemorroidas durante a gravidez fornece alivio do sintomas e evitam que as hemorroidas compliquem.

Os principais tratamentos são:

  • Banhos de assento com ervas. Para fazer isso, pegue quantidades iguais de, folhas de camomila, casca de carvalho, flores de calêndula. Depois disso ferva tudo por cinco a dez minutos. Então esfrie e despeje em uma bacia limpa e desinfetada. Por fim, sente-se nessa água por dez minutos.
  • Chá de erva são João. O chá da erva de São João é feito colocando as folhas da erva em água quente por alguns minutos, depois deixe descansar por uma ou duas horas. Por fim tome uma colher de chá de manhã, com o estômago vazio, todos os dias.
  • Compota de maçã. Corte três maçãs em pedaços, despeje um litro de água e cozinhe por meia hora, depois disso deixe descansar mais uma hora, coe e coma essa compota três vezes ao dia.
  • Batatas. O tratamento caseiro para hemorroidas com batatas é muito comum e funciona. Existem várias maneiras de fazer esse tratamento. Você pode cortar as batatas com canudos longos e usar como supositórios duas vezes por dia. Você também pode ralar as batatas, espremer o excesso de suco e enrolar as batatas restantes em uma gaze, fazendo um tampão que também deve ser inserido no ânus.

Esses são os principais tratamentos caseiros para hemorroidas , e são usados principalmente ​​por causar menos danos ao feto.

 

Como Curar Hemorroida Naturalmente
Como Curar Hemorroida Naturalmente

Conclusão:

O tratamento das hemorroidas na gravidez pode ser caseiro ou com medicamentos vendidos sem receita ou prescritos por um médico. O tratamento com pomadas  e supositórios têm um efeito melhor e são menos prejudiciais ao feto.

Os tratamentos caseiros e naturais também causam menor impacto na saúde não só da futura mãe bem como do bebe, e por isso são importantes no tratamento das hemorroidas na gravidez, assim são as melhores opções.

Isenção de responsabilidade

Esse artigo é meramente informativo, dessa forma, não deseja substituir a consulta médica. Não tome medicamentos sem prescrição médica, pois pode ser perigoso à sua saúde.

Fontes:

https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/hemorrhoids_and_what_to_do_about_them

https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/expert-answers/hemorrhoids-during-pregnancy/faq-20058149

https://www.medicinenet.com/hemorrhoids_piles/article.htm

 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário