Como é feita a ligadura elástica de hemorroidas?

A a ligadura elástica de hemorroidas é um tratamento simples e eficaz e de pouco risco. A recuperação é rápida e não requer muito preparo.

 
como é feita a ligadura elástica de hemorroidas

O que é ligadura elástica para hemorroida?

A ligadura elástica de hemorroida, é um método de tratamento para hemorroidas que não respondem aos tratamentos caseiros. É uma técnica pouco invasiva em que se amarra a base da hemorroida com um elástico para interromper o fluxo sanguíneo para a hemorroida.

As hemorroidas são bolsas de vasos sanguíneos inchados e dilatados dentro do ânus ou do reto. Embora ter hemorroida possa ser doloroso e incomodo, são relativamente comuns em adultos. Mas, na maioria dos casos, você pode tratar a hemorroida em casa.

Conteúdo:

  1. Preparo
  2. Como é feita
  3. Recuperação
  4. Riscos

As hemorroidas são normalmente tratadas com tratamento natural e caseiro ,mas se o tratamento caseiro não resolver então o médico pode recomendar uma pomada para hemorroida vendida sem receita. 

No entanto, nem sempre os tratamentos caseiros curam as hemorroidas. E podem causar cada vez incômodos como dor e coceira. Além  disso, em alguns casos as hemorroidas também podem sangrar, causando mais desconforto. Esses tipos de hemorroidas geralmente respondem bem ao tratamento com a ligadura elástica.

Agora, se você tem um histórico familiar de câncer de cólon , então o médico pode examinar cuidadosamente seu cólon antes de sugerir a cirurgia de ligadura elástica. Você também pode precisar fazer exames de colonoscopias com frequência

Ligadura elástica preparo 

Antes do procedimento, informe ao médico sobre todos os medicamentos que você toma regularmente. Além dos suplementos e produtos naturais que você toma.

Você vai precisar tomar anestesia, então pode ser necessário ficar em jejum ou dieta zero por várias horas antes do procedimento.

Embora a ligadura elástica de hemorroida seja geralmente um procedimento simples, é indicado que alguém o leve para casa e fique com você por um dia ou dois após o procedimento para te ajudar em casa. Pois você deve evitar fazer qualquer esforço físico, que pode causar complicações.

Como se faz ligadura elástica de hemorroida?

como é feita a ligadura elástica de hemorroidas
Como é feita a ligadura elástica de hemorroidas

A ligadura elástica de hemorroida geralmente é um procedimento ambulatorial, o que significa que você não precisará ficar internado no hospital. O seu médico pode fazer esse tratamento no próprio consultório.

Antes do procedimento, o médico fará uma anestesia local, ou aplicará um anestésico tópico no seu reto. Mas, se as suas hemorroidas doem muito ou você tem muitas, então pode ser necessário tomar anestesia geral.

Em seguida, o médico vai inserir um anoscópio no seu reto até atingir a hemorroida. Um anoscópio é um pequeno tubo com uma luz na ponta. Ele então insere uma pequena ferramenta através do anoscópio.

Como Curar Hemorroida Naturalmente
Como Curar Hemorroida Naturalmente

O médico usará a ferramenta para colocar um ou dois elásticos na base da hemorroida, que vai restringir o fluxo sanguíneo. Ele repete esse processo em todas as hemorroidas.

Mas se o médico encontrar algum coágulo sanguíneo, ele será removido durante a cirurgia. Em geral, a ligadura elástica de hemorroida leva apenas alguns minutos, mas pode demorar mais tempo mais se você tiver várias hemorroidas.

Ligadura elástica pós operatório e recuperação

Após o procedimento, as hemorroidas secam e caem sozinhas. Isso pode levar entre uma e duas semanas para acontecer. Você pode nem perceber que as hemorroidas caíram, uma vez que elas saem junto com as fezes.

Você pode sentir algum desconforto por alguns dias após a cirurgia, como por exemplo:

  • Gases
  • Flatulência
  • Dor abdominal
  • Inchaço abdominal
  • Prisão de ventre

O seu médico pode te recomendar tomar um laxante para ajudar a prevenir a constipação e o inchaço. Um regulador intestinal também pode ajudar.

Você também pode ter algum sangramento por alguns dias após o procedimento. Isso é completamente normal, mas você deve entrar em contato com seu médico se o sangramento não parar após dois ou três dias.

Ligadura elástica riscos

A ligadura elástica de hemorroidas é um procedimento relativamente seguro. No entanto, possui alguns riscos, incluindo:

  • Infecção
  • Febre e calafrios
  • Sangramento excessivo durante evacuações
  • Problemas em urinar
  • A hemorroida pode voltar

Ligue para o seu médico imediatamente se notar algum destes sintomas.

Conclusão:

Para hemorróidas que vão e voltam, a ligadura elástica pode ser uma opção eficaz de tratamento com poucos riscos. No entanto, você pode precisar fazer vários tratamentos para curar a hemorroida completamente. Se você ainda tiver hemorróidas após várias tentativas, pode precisar de outra cirurgia mais complexa para curar totalmente.

Isenção de responsabilidade

Esse artigo é meramente informativo, dessa forma não deseja substituir a consulta médica.

Fontes:

 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário