15 Alimentos para Hemorroidas

Os alimentos para hemorroidas são os mais ricos em fibras alimentares. A principal causa da hemorroida é a prisão de ventre, os alimentos ricos em fibras ajudam a evitar a constipação e reduzem o esforço para evacuar.

 
alimentos para hemorroidas

Alimentação para hemorroidas

A hemorroida causa dor, a sensibilidade, sangramento e coceira intensa, a principal causa da hemorroida é o excesso de pressão na área anal, causada principalmente pela prisão de ventre, assim alguns alimentos para hemorroidas podem ajudar a melhorar o transito intestinal e aliviar os sintomas

Da mesma forma, outros alimentos são piores para quem tem hemorroidas, pois agrava a constipação, aumentando a pressão e obrigando a pessoa a fazer muita força para evacuar.

Abaixo estão 15 alimentos para hemorroidas, que podem ajudar no tratamento, bem como os alimentos que fazem mal para hemorroidas. Leia mais…

Conteúdo:

  1. Melhores alimentos para quem tem hemorroidas
    1. Legumes
    2. Alimentos integrais
    3. Brócolis
    4. Alcachofra
    5. Batata doce
    6. Abóbora
    7. Pimentão
    8. Aipo
    9. Pepino e melão
    10. Pera
    11. Maçã
    12. Framboesa
    13. Banana
    14. Ameixa
    15. Água
  2. Alimentos que fazem mal para hemorroidas

Melhores alimentos para quem tem hemorroidas

1. Legumes

Para tentar evitar os surtos das hemorroidas, sem dúvida é importante consumir alimentos ricos em fibras alimentares. As fibras são divididas em dois grupos: solúveis e insolúveis. 

As fibras solúveis formam um tipo de gel no sistema digestivo e pode ser consumida pelas bactérias boas do intestino. Agora, as fibras insolúveis aumentam o bolo fecal (fezes).

Assim, para que o intestino funcione perfeitamente, precisamos ingerir os dois tipos de fibras.

Então os legumes como por exemplo: feijão, lentilha, ervilha, soja, amendoim e grão de bico, tem os dois tipos de fibras. Mas tem principalmente a fibra solúvel.

Por exemplo, 1 xícara de lentilhas cozidas contém quase 16 gramas de fibra. Isso representa cerca da metade da ingestão diária recomendada de fibras. A maioria dos adultos deve consumir a cerca de 21 a 38 gramas de fibras por dia, embora isso possa variar dependendo da idade e do sexo. 

As, lentilhas e outras leguminosas podem aumentar o volume das fezes, assim é menos provável que você tenha que se esforçar ao ir ao banheiro. Isso pode ajudar a prevenir e/ou aliviar os sintomas das hemorroidas .

2. Alimentos integrais

Da mesma forma que os legumes, os grãos e alimentos integrais são ótimos alimentos para quem tem hemorroidas. Isso porque eles em em seu germe, farelo e endosperma, muitos nutrientes saudáveis, como a fibra alimentar.

Os grãos integrais são especialmente ricos em fibras insolúveis. Isso ajuda a melhorar a digestão, o que pode ajudar a reduzir a dor e o desconforto causado pelas hemorroidas.

Os alimentos de grãos integrais vão além da farinha de trigo integral e do pão. Embora sejam boas opções, essa categoria também inclui cevada, milho, espelta, quinoa, arroz integral, centeio integral e aveia.

Aveia é especialmente um dos melhores alimentos para hemorroidas, pois contém um tipo específico de fibra solúvel chamada beta-glucana, que beneficia o micro bioma intestinal e age como um prebiótico. Os prebióticos ajudam a alimentar as bactérias boas ​​no intestino.

Agora a aveia do tipo grossa leva mais tempo para cozinhar, mas é menos processada. Eles fornecem a cerca de 5 gramas de fibra por porção de 1/4 de xícara (40 gramas) de aveia seca, em comparação com 4 gramas da aveia fina.

3. Brócolis e outros vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos incluem: brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, rúcula, couve chinesa, couve, rabanete, nabo e repolho.

Embora sejam principalmente conhecidos por suas propriedades anticâncer , eles também fornecem uma quantidade impressionante de fibra insolúvel.

Por exemplo, 1 xícara (76 gramas) de brócolis cru fornece a cerca de 2 gramas de fibra alimentar, todas insolúveis. Isso não só aumenta o volume das fezes bem como mantem seu intestino funcionando regularmente.

Além disso, vegetais crucíferos contêm glucosinolato, uma substancia vegetal que pode ser decomposto facilmente pelas bactérias intestinais.

As bactérias intestinais estão ligadas eficiência do sistema gastrointestinal , bem como aumenta a imunidade. Além disso, por causa do alto teor de fibras insolúveis dos vegetais crucíferos eles são uma ótima alimentação para hemorroidas.

4. Alcachofras

As alcachofras são ricas em fibras, uma alcachofra de tamanho médio (128 gramas) contém cerca de 7 gramas de fibras.

Como muitos alimentos ricos em fibras, a fibra das alcachofras ajuda a alimentar as bactérias boas do intestino.

Dois estudos realizado em humanos descobriram que a inulina – um tipo de fibra solúvel das alcachofras – aumentou o número de bactérias intestinais benéficas , como Bifidobacteria e Lactobacilli .

Isso pode ajudar a prevenir as hemorroidas ou diminuir os sintomas, mantendo o intestino saudável e regular.

5. Raízes

Os vegetais de raiz, como batata doce , nabos, beterrabas, cenouras e batatas, são muito nutritivos. Além disso são ricos em fibras boas ​​para o intestino, contendo a cerca de 3 a 5 gramas por porção. Agora, quando se trata de tubérculos, a grande parte da fibra está na casca.

Além disso, as batatas brancas cozidas e resfriadas contêm um tipo de carboidrato conhecido como amido resistente , que passa pelo seu aparelho digestivo sem ser digerido. Como a fibra solúvel, ajuda a alimentar as bactérias intestinais.

A melhor maneira de consumir alimentos para hemorroidas é assar, cozinhar, refogar ou ferver com a casca. Ou em forma de purê ou assados e fritos com a pele substituindo as batatas fritas.

6. Abóbora

A abóbora é rica em nutrientes e fibras. Existem muitas variedades, incluindo abóbora amarela, abobrinha verde, abóbora baiana, moranga, italiana, abóbora de pescoço e paulista.

Dos alimentos para hemorroidas dessa lista, o que tem mais fibras, sem duvida é a abóbora. Ela contém 9 gramas de fibras por cada xícara de abóbora cozida. Você pode comer abóbora assada, refogada ou fervida para ajudar a manter o movimento digestivo e ajudar no tratamento da hemorroida.

7. Pimentão

Outro ótimo alimento para quem tem hemorroida é o pimentão. Pois cada xícara (92 gramas) de pimentão verde fatiado fornece quase 2 gramas de fibras . Embora não seja tão fibroso quanto alguns outros alimentos desta lista, o pimentão é muito hidratante, com um teor de água de 93%. Isso junto com a fibra, facilita a passagem das fezes e evita o esforço para evacuar.

8. Aipo

Da mesma forma que os pimentões, o aipo fornece muita água e fibras. Isso amolece as fezes e diminui o esforço. Um caule grande de 28 a 31 cm fornece 11 gramas de fibra e consiste em 95% de água .

9. Pepino e melão

Os pepinos são primos dos melões e pertencem à família Cucurbitaceae. Como o pimentão e o aipo, eles são ricos em fibras e água que melhoram a digestão. Agora, coma o pepino sempre com casca para aumentar a quantidade de fibras.

10. Pera

Uma pera média tem quase 6 gramas de fibra, o que representa 22% de suas necessidades diárias de fibras. Mas coma esta fruta com a casca, pois é onde tem mais fibras

11. Maçã

Da mesma forma que a pera, a maçã possuem uma quantidade impressionante de fibras. Por exemplo, uma maçã média possui quase 5 gramas de fibra. Além disso, parte dessa fibra é a pectina , uma fibra solúvel que cria uma consistência semelhante a um gel no trato digestivo .

Isso ajuda a amolecer e aumentar o volume das fezes, facilitando a evacuação reduzindo o esforço para evacuar.

12. Framboesa

Dos alimentos para hemorroidas listados aqui, as framboesas são as frutas mais ricas em fibras. Simplesmente 1 xícara (123 gramas) de framboesas cruas tem 8 gramas de fibra com 85% de de água. Juntos, esses nutrientes vão te ajudar a ir ao banheiro sem esforço.

13. Bananas

Ricas em pectina e amido resistente, as bananas são um dos melhores alimentos para quem tem hemorroida, e para reduzir os sintomas. Uma banana média de 7 a 8 polegadas (18 a 20 cm) fornece 3 gramas de fibra.

Enquanto a pectina cria um gel no trato digestivo, o amido resistente alimenta as bactérias intestinais. Isso é uma ótima combinação para ajudar a tratar as hemorroidas

14. Ameixa

A ameixas seca são laxantes naturais . Estudos mostram que comer uma quantidade moderada – até 10 ameixas secas diariamente – pode melhorar a consistência das fezes e tratar a prisão de ventre.

Isto é atribuído não apenas à fibra, mas também ao sorbitol. O sorbitol é um álcool açucarado que o intestino não digere bem. Ele atrai água para o trato digestivo, amolecendo as fezes e estimulando a vontade de evacuar.

Além disso a água de ameixa também tem efeito parecido. Deixe uma ameixa seca em um copo de água por uma noite, em seguida, beba a água pela manhã em jejum. Os efeitos são quase imediatos.

15. Líquidos

Estar hidratado ajuda a tornar as fezes mais macias e fáceis de passar pelo intestino.

Agora, a quantidade de água que você deve beber depende da sua idade, sexo e nível de atividade. Mas prefira sempre água em lugar de sucos e refrigerantes. Se você quiser beber algo com um pouco mais de sabor, entao coloque fatias de limão de frutas em sua água.

O recomendável é beber oito copos de 200 ml de água por dia, mas esse é um conselho que não é baseado em evidências científicas. Assim isso se resume no que funciona melhor para você.

Alimentos que fazem mal para hemorroidas

O ideal é evitar os alimentos com pouca fibra. Pois eles podem piorar a constipação , o que pode causar dor e sangramento.

Os alimentos ruins para hemorroidas são:

  • Lacticínios. Isso inclui leite, queijo e outras variedades.
  • Farinha de trigo branca. Esse tipo de farinha tem o farelo e o germe removidos, assim é menos fibrosa. Os produtos feitos com esse tipo de farinha são: pão branco e massas como macarrão, pizza, bolos e biscoitos.
  • Carne vermelha. Evite esse tipo de carne, pois leva mais tempo para digerir e pode piorar a constipação.
  • Alimentos processados e industrializados. Esses alimentos, como a mortadela e outros frios, são pobres em fibras e ricos em sódio, aumentando o risco de constipação.
  • Alimentos fritos. Estes são ruins para o trato digestivo e difíceis de digerir.
  • Alimentos salgados. Eles podem causar inchaço e tornar as hemorroidas mais sensíveis.

Quais alimentos evitar para hemorroidas

  • Alimentos picantes. Embora não sejam necessariamente pobres em fibras, os alimentos picantes podem aumentar a dor e o desconforto das hemorroidas.
  • Bebidas com cafeína. Essas bebidas, especialmente café, podem endurecer as fezes e tornar a evacuação mais dolorosa. 
  • Álcool. Como as bebidas com cafeína, as bebidas alcoólicas podem secar as fezes e agravar as hemorroidas.
Como Curar Hemorroida Naturalmente
Como Curar Hemorroida Naturalmente

Conclusão:

As hemorroidas podem causar muita dor e desconforto. Enquanto certos alimentos podem piorar as hemorroidas, outros podem ajudar no tratamento e prevenção.

Aumentar a ingestão de fibras pode ajudar a diminuir os sintomas – assim como se manter hidratado, bebendo muita água.

Grãos e alimentos integrais, legumes, e frutas são alimentos ricos em fibra. Comer mais desses alimentos pode regular o intestino e evitar a constipação e em seguida as hemorroidas.

No entanto, se os sintomas não melhorarem ou piorarem, depois de consumir esses alimentos para hemorroidas, então consulte seu médico para ver qual o melhor tratamento para você.

 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário